Seja Verde (De Verdade) 2

Na semana do meio ambiente estou publicando mais 10 conselhos práticos para todos aqueles que desejam ser autênticos "verdes". Em 25/07/2009, sob o título de "Seja Verde(De Verdade)" ( para ver esta postagem, clique aqui) apresentei outras 10 atitudes para quem deseja levar uma vida verdadeiramente sustentável, colocando até o seu próprio conforto de lado em prol de uma consciência ecológica. Se você é daquelas pessoas que são capazes de fazer qualquer coisa pelo bem do nosso planeta, aí vão algumas dicas:

1- Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam 6 litros de água por descarga, em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Modelos mais modernos trazem ainda um duplo botão para 3 e 6 litros, que podem ser acionados de acordo com a necessidade. Pense nisso quando for fazer a próxima reforma no banheiro.
2- Identificar vazamentos em casa não é tarefa difícil. Fechando as torneiras e interrompendo o consumo é possível observar se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se estiverem, você está desperdiçando dinheiro e água.
3- Quase  20% da população do planeta (mais de 1 bilhão de pessoas) não tem acesso à  água potável  e você aí desperdiçando água. Aquela água que sai da máquina depois da lavagem de roupas pode ser reaproveitada para lavar a área de serviço.
4-Quase 87% da energia produzida no Brasil vem das  usinas hidrelétricas, fontes limpas, mas limitadas. Lembre-se que abrir a geladeira e ficar pensando no que vai pegar para comer com a porta aberta desperdiça energia.
5- Quantos mais novidades a tecnologia acrescenta às geladeiras, mais elas consomem; por isso é bom optar pelas mais simples. Sem contar que os modelos cheios de "frescuras", como água na porta e degelo automático, são bem mais caro.
6- Muita gente usa o forno de micro-ondas como relógio de cozinha, porque deixa o aparelho ligado dia e noite, mesmo sem uso. Esse pequeno descuido contribui significativamente para o consumo de eletricidade.
7- Levar o filho à escola a pé é saudável. Ele se habitua a andar e presta mais atenção ao lugar em que vive. Se não der , ofereça carona aos colegas dele.
8- Consumidor consciente é o que equlibra a sua satisfação pessoal com a sustentabilidade, ou seja, não compra mais do que precisa. Ao adquirir produtos  de boa qualidade, duráveis e realmente úteis ajudamos a diminuir  a quantidade de quinquilharias que viram sucata em pouco tempo.
9- Poucos sabem, mas reciclar pneus é lei no Brasil. No país já existem muitas empresas recicladoras credenciadas para recolher pneus velhos. Com a borracha deles são produzidos asfalto, isolantes acústicos, enchimentos para bancos de carro e pisos sintéticos. Até o aço encontrado em seu interior é reaproveitado.
10- Fraldas descartáveis são produzidas com plásticos, géis, além de inúmeros outros produtos  industrializados, e levam maiss de 300 anos para se decompor no meio ambiente. Antes de aprender a usar o banheiro, uma criança utiliza milhares delas. Não é à toa que as fraldas descartáveis são o terceiro produto mais encontrado no lixo. O melhor é, ao menos, buscar moderação no consumo delas utilizando fraldas de pano quando o bebê estiver em casa. 

Fonte: Manual de Etiqueta 2.0 do Planeta Sustentável (www.planetasustentavel.com.br/manual)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mariposa da Morte

Ilustrações da Mitose

Saiba Mais Sobre a Vitória-Régia